Acessibilidade / Reportar erro

O que dizem as revisões sistemáticas da Cochrane sobre intervenções para oclusão da veia retiniana

Resumo

Objetivo:

Resumir as evidências das revisões sistemáticas da Cochrane sobre intervenções para oclusão de veia central ou de ramo.

Métodos:

Incluímos e resumimos os resultados das revisões sistemáticas da Cochrane sobre intervenções para os 2 tipos de oclusão. A busca inicial recuperada foi de 21 revisões e quatro delas foram selecionadas.

Resultados:

As quatro revisões sistemáticas incluídas avaliaram os efeitos das técnicas de laser e injeções intravítreas do Anti-Fator de Crescimento Endotelial Vascular (anti-VEGF) e corticosteroides nas oclusões de ramos e veias retinianas centrais.

Conclusões:

Na oclusão de veias retinianas do ramo foram encontrados alguns benefícios no uso do laser de grade, quando comparáveis a nenhuma intervenção, mas evidências insuficientes sobre o uso precoce do laser de grade, laser sublimiar, triamcinolona intravítrea ou anti-VEGF sobre a fotocoagulação a laser de grade macular. Na oclusão da veia central da retina com edema macular, foram encontradas evidências insuficientes para determinar os benefícios dos esteroides intravítreos, mas o ranibizumabe pode melhorar os resultados clínicos e visuais em 6 e 12 meses e a injeção intravítrea repetida de agentes anti-VEGF melhorou os resultados visuais em seis meses, quando comparado ao sem tratamento.

Descritores:
Oclusão de veia retiniana; Oclusão de veia retiniana central ou ramo; Terapêutica; Prática baseada em evidências; Medicina baseada em evidências

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br