Perfil sorológico de candidatos a doação de córneas

Adroaldo Lunardelli Richard Beraldini Alvarenga Maria Luiza Assmann Dário Eduardo de Lima Brum Mirna Adolfina Barison Sobre os autores

Objetivo:

O intento deste desígnio é mapear o perfil sorológico dos candidatos a doação de córneas na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, identificando o percentual de descarte por sorologia e o marcador envolvido.

Métodos:

Foram analisados – retrospectivamente – os resultados da sorologia de todos os doadores de córneas compreendidos entre 01 de janeiro de 2006 a 31 de dezembro de 2012. Foram avaliados os dados de idade, sexo e os resultados da sorologia pertinentes aos marcadores virais (HBsAg, anti-HBc, anti-HCV e anti-HIV) determinados por testes imunoenzimáticos (ELISA).

Resultados:

No período coberto pelo estudo, houve 2476 doadores de córneas na instituição, com maior ocorrência do sexo masculino e média de 58,7 anos de idade. Foram verificados 23,0% de retenção por inaptidão sorológica, ou seja, 570 amostras mostraram-se não-negativas para qualquer dos testes empregados. O marcador anti-HBc foi o mais prevalente na população aferida, seguido pelo vírus da hepatite C (HCV) e pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Conclusão:

Diante dos dados encontrados por este estudo, torna-se decisiva a participação de um serviço eficaz no tangente à avaliação sorológica dos candidatos à doação de córnea, uma vez que a segurança do receptor deve ser considerada numa população de doadores com prevalência de retenção por inaptidão sorológica de 23,0%, donde o marcador mais prevalente é o de hepatite B.

Sorologia; Córnea/imunologia; Transplante de córnea


Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br