Acessibilidade / Reportar erro

Reconstrução do membro inferior com retalho fasciocutâneo de pedículo distal - Técnica de Monteiro modificada, série de 15 casos* * Trabalho realizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-PB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Resumo

Objetivo

Descrever e demonstrar o desfecho da técnica modificada de Monteiro (1991) para a reconstrução do membro inferior com retalho fasciocutâneo de pedículo distal numa série de 15 casos.

Método

Com uma série de 15 casos, apresentamos a técnica e o desfecho da técnica modificada do retalho fasciocutâneo de pedículo distal com para a reparação do terço inferior da perna e do pé.

Resultados

Os resultados foram satisfatórios porque os retalhos proporcionaram boa cobertura de pele e tecido celular subcutâneo nos casos de exposição óssea e perda cutânea. A área doadora foi fechada 3 dias após a cirurgia, com enxerto de pele de espessura parcial, proporcionando uma melhor viabilidade do enxerto.

Conclusão

O retalho fasciocutâneo de pedículo distal mostrou-se como uma boa opção para a reconstrução do terço médio e inferior da perna, oferecendo boa cobertura óssea.

Palavras-chave
retalhos cirúrgicos; reconstrução; extremidade inferior; fáscia

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br