Tratamento cirúrgico minimamente invasivo das fraturas instáveis da falange proximal: parafuso intramedular Trabalho desenvolvido na Disciplina de Ortopedia e Cirurgia da Mão, Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Santo André, SP, Brasil.

RESUMO

OBJETIVO:

Analisar os parâmetros clínico-funcionais e a qualidade de vida de pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico minimamente invasivo das fraturas extra-articulares da falange proximal com uso do parafuso intramedular (Acutrak(r)).

MÉTODOS:

Um estudo prospectivo foi feito de janeiro de 2011 a setembro de 2014 e incluiu 41 pacientes e 48 dedos acometidos com fratura da falange proximal extra- articular e instável submetidos ao tratamento cirúrgico minimamente invasivo com parafuso intramedular (Acutrak(r)). Esses pacientes foram avaliados 12 meses após a cirurgia por meio do questionário DASH de qualidade de vida, escala de dor VAS, arco de movimento (adm em graus) e avaliação radiográfica.

RESULTADOS:

Todos os pacientes obtiveram redução adequada e consolidação das fraturas. Houve melhoria estatisticamente significativa da qualidade de vida (DASH), escala de dor (VAS) e arco de movimento.

CONCLUSÃO:

A técnica minimamente invasiva no tratamento das fraturas instáveis e extra-articulares da falange proximal com o parafuso intramedular Acutrak(r) é eficaz e segura e apresenta resultados clínico-funcionais satisfatórios.

Palavras-chave:
Fixação de fratura; Fixação interna de fraturas; Fraturas da falange proximal

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br