Acessibilidade / Reportar erro

Látex de Hancornia speciosa Gomes aumenta a mineralização óssea em ratos: Um estudo pré-clínico* * Trabalho desenvolvido na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Piracicaba, SP, Brasil.

Resumo

Objetivo

Avaliar o efeito sistêmico do látex de Hancornia especiosa na neoformação óssea e mineralização em ratos.

Métodos

Para isso, primeiro o látex foi coletado, e sua composição foi analisada. No estudo, foram utilizados 30 ratos Wistar machos submetidos simultaneamente a dois procedimentos cirúrgicos: extração de incisivo e criação de um defeito de 2 mm de diâmetro no osso parietal. Os ratos foram divididos em dois grupos: controle sistêmico (CS) e látex sistêmico (XS), aos quais foi administrado, oral e diariamente, 1,5 mL de água ou uma solução contendo 50% de água e 50% de látex por gavagem, respectivamente. Após 15 dias do tratamento, os animais foram eutanizados, e suas amostras, coletadas.

Resultados

Os resultados foram analisados estatisticamente, e o nível de significância foi fixado em 0,05. Mostramos que o látex de H. speciosa continha cálcio. A administração oral e diária deste látex por 15 dias aumentou o conteúdo de cálcio e fósforo de osso basal e de osso recém-formado no alvéolo mandibular de ratos.

Conclusão

Este foi um estudo pioneiro, que demonstrou o potencial do látex de H. speciosa no aumento da mineralização óssea. Nossos resultados podem ajudar na concepção e no desenvolvimento de uma droga natural.

Palavras-chave
apocynaceae; terapias complementares; histologia; hidroxiapatitas; microscopia eletrônica de varredura

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br