Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento de fraturas deslocadas do colo femoral em pacientes jovens com DHS e associação com a osteonecrose Trabalho desenvolvido na Irmandade Santa Casa de Misericórdia, Porto Alegre, RS, Brasil.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o desempenho do dynamic hip screw (DHS) no tratamento de fraturas do colo femoral deslocadas em pacientes jovens, com foco na osteonecrose.

Métodos:

Uma série de 53 pacientes com menos de 55 anos foi avaliada retrospectivamente. Todos os pacientes apresentaram fraturas do colo femoral deslocadas (Garden III ou IV) e foram tratados com DHS. O sistema de estadiamento de Ficat foi usado para avaliar a necrose avascular.

Resultados:

Foram incluídos 38 (71,7%) pacientes do sexo masculino e 15 (28,3%) do feminino, com média no momento da fratura de 41,9 anos (± 12,8). Segundo a classificação de Garden, 21 (39,6%) fraturas foram classificadas como tipo III e 32 (60,4%) foram considerados totalmente deslocadas, Garden IV. A consolidação da fratura foi obtida em 39 pacientes (73,6%). Foram observados 13 casos de necrose avascular (24,6%).

Conclusões:

A incidência de necrose avascular em pacientes jovens com fraturas deslocadas do colo do fêmur tratados com DHS foi de 24,6%. Não houve associação estatisticamente significante entre os intervalos até a cirurgia, o deslocamento da fratura e a presença de parafuso antirrotacional com a osteonecrose. Nível de evidência IV.

Palavras-chave:
Fraturas do colo femoral/patologia; Fraturas do colo femoral/cirurgia; Parafusos ósseos; Adulto jovem

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br