Acessibilidade / Reportar erro

Sensibilidade das manobras de Laségue e de slump nos diagnósticos de hérnia e abaulamento discal em comparação com ressonância magnética* * Trabalho realizado pelo Grupo de Ortopedia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na Clínica de Ortopedia e Traumatologia Dr. José Raymundo, Pelotas, RS, Brasil.

Resumo

Objetivo

Mostrar a acurácia das manobras mais usadas no diagnóstico clínico da lombociatalgia, a manobra de slump ea de Laségue.

Métodos

Para a realização do presente estudo, foram selecionados 101 pacientes com discopatia na ressonância magnética (RM) (padrão ouro), sendo posteriormente realizada a revisão dos prontuários para identificar quais tiveram as manobras positivas no exame físico inicial.

Resultados

A sensibilidade encontrada para as manobras de slump e Laségue no diagnóstico de hérnia discal foi respectivamente 55,3% e 18,1%. Já quando comparamos as manobras para o diagnóstico de abaulamento discal, a sensibilidade obtida foi de 85,7% para a manobra de slump e de 28,6% para a manobra de Laségue.

Conclusão

Foi constatado que a manobra de slump apresenta sensibilidade superior à da manobra de Laségue tanto para o diagnóstico de hérnia quanto para o de abaulamento discal quando comparadas a RM, e deveria estar mais presente na prática clínica.

Palavras-chave
sensibilidade e especificidade; dor lombar; hérnia discal; radiculopatia

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br