Acessibilidade / Reportar erro

Instrumentação monossegmentar anterior e posterior combinada para o tratamento de uma espondilodiscite tuberculosa severa: relato de caso e revisão da literatura Trabalho desenvolvido no Italian Hospital of Buenos Aires, Institute of Orthopedics Carlos E. Ottolenghi, Buenos Aires, Argentina.

RESUMO

A tuberculose espinhal (doença de Pott) pode produzir deformidades severas se não for tratada adequadamente. Instrumentações longas através de uma abordagem simples ou dupla geralmente são necessárias para corrigir a deformidade. Os autores apresentam um caso de deformidade severa em região lombar secundária a espondilodiscite tuberculosa tratada com instrumentação monossegmentária por dupla abordagem em um paciente com diagnóstico inicial de escoliose idiopática. A cirurgia corretiva e a resolução da infecção através de debridamento e artrodese são observadas após um ano de acompanhamento.

Palavras-chave:
Discite; Vértebras lombares; Tuberculose da coluna vertebral; Vértebras torácicas; Fusão vertebral; Debridamento

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br