Acessibilidade / Reportar erro

Detecção de Cutibacterium acnes em amostras de tecidos de cirurgias limpas primárias do ombro - Parte I

Resumo

Objetivo

Identificar agentes bacterianos em amostras de cirurgias do ombro de pacientes sem histórico de infecção e de cirurgias prévias no ombro.

Métodos

Amostras de tendão, bursa e osso foram coletadas no intraoperatório, armazenadas em frascos estéreis a seco e enviadas para análise de crescimento de cultura em meios para agentes aeróbios e anaeróbios no laboratório credenciado ao hospital. Foram analisados os resultados de 141 amostras de 47 ombros.

Resultados

Obtivemos resultados de culturas negativas em 46 casos (97,8%) e em 140 amostras (99,2%). Apenas um paciente apresentou resultado positivo, com crescimento bacteriano do Staphylococcus hominis em uma das três amostras coletadas.

Conclusões

Não evidenciamos taxas de crescimento bacteriano condizentes com a literatura internacional, alertando para a baixa eficácia dos métodos laboratoriais utilizados no nosso país.

Palavras-chave
cutibacterium acnes; infecções por bactérias gram-positivas; ombro

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br