Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de Vida dos Médicos Ortopedistas do Mato Grosso do Sul

OBJETIVO:

Avaliar a QV e suas implicações nos agentes promotores de saúde especializados em ortopedia.

MÉTODOS:

Estudo quantitativo-descritivo, de corte transversal, com envio do questionário World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-100) e questionário sociodemográfico a 117 ortopedistas, com resposta de 29 médicos. Na análise estatística dos dados, foram aplicados três testes estatísticos distintos: o teste de Análise de Variância (Anova); o teste t de Student e o de correlação linear de Pearson. Os testes foram aplicados com uma confiabilidade de 95%.

RESULTADOS:

Responderam ao questionário 29 ortopedistas, observando-se que as variáveis estudadas com relação aos domínios foram: idade e tempo de trabalho, onde há uma relação positiva com os domínios relações sociais e ambiente; domínio renda, que influencia positivamente nos domínios nível de independência e ambiente; e carga horária de trabalho, que influencia negativamente na dimensão psicológica.

CONCLUSÃO:

Os médicos ortopedistas apresentaram altos escores nos domínios do WHOQOL-100 e, em sua percepção, boa qualidade de vida, obtendo escores superiores em relação a outras profissões.

Qualidade de vida; Ortopedistas; Questionários


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br