Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre resultados de radiografia simples, pré e pós-osteotomia de Salter, em pacientes portadores da doenca de Legg-Calvé-Perthes Trabalho desenvolvido na Disciplina de Ortopedia Pediátrica, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM), São Paulo, SP, Brasil.

Objetivos:

Determinar em pacientes com doenca de Legg-Calvé-Perthes (DLCP) submetidos à osteotomia de Salter se as variáveis clínicas e as classificacões pré-operatórias se correlacionam com o resultado radiográfico na maturidade esquelética.

Métodos:

Neste estudo de coorte retrospectivo foram avaliados 47 indivíduos portadores da DLCP tratados com osteotomia de Salter (1984-2004). Os pacientes foram avaliados de acordo com sexo, cor, lado acometido e idade em que foi feita a osteotomia. As radiografias pré-operatórias foram analisadas de acordo com as classificacões de Waldenström, Catterall, Laredo e Herring. As radiografias obtidas na maturidade esquelética foram classificadas segundo o método de Stulberg.

Resultados:

A média da idade no momento do tratamento cirúrgico foi de 82,87 meses (6,9 anos). A idade apresentou correlacão estatisticamente significativa com os graus de Stulberg na maturidade esquelética (p <0,001). Pacientes acima de 6,12 anos tendem a apresentar resultados menos favoráveis. As variáveis sexo, cor e lado acometido não apresentaram correlacão estatisticamente significativa com o prognóstico (p = 0,425; p = 0,467; p = 0,551, respectivamente). Apenas a classificacão de Laredo apresentou correlacão estatisticamente significante com o resultado final dado pela classificacão de Stulberg (p = 0,001). As demais classificacões usadas, Waldenström, Caterall e Herring, não apresentaram correlacão entre o momento em que foi indicada a cirurgia e o resultado pós-operatório.

Conclusões:

A idade em que os pacientes foram submetidos ao tratamento cirúrgico e os grupos da classificacão de Laredo foram as únicas variáveis que apresentaram correlacão significativa com a classificacão de Stulberg.

Doença de Legg-Calve-Perthes; Radiografia; Classificação; Criança


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br