Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos resultados do tratamento cirúrgico das fraturas da extremidade lateral da clavícula pela técnica do amarrilho duplo ☆ Trabalho desenvolvido no Grupo de Ombro e Cotovelo, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Pavilhão Fernandinho Simonsen, São Paulo, SP, Brasil.

OBJETIVO:

avaliar a incidência de consolidação do tratamento cirúrgico nas fraturas da extremidade lateral da clavícula pela técnica do duplo amarrilho subcoracóideo com o uso de fio inabsorvível número 5.

MÉTODOS:

entre maio de 1993 e junho de 2013, o Grupo de Ombro e Cotovelo do nosso serviço tratou cirurgicamente 116 pacientes (116 ombros) com fratura da extremidade lateral da clavícula. Desses, conseguimos reavaliar 65. A técnica cirúrgica usada foi o amarrilho duplo subcoracóideo com dois fios inabsorvíveis. Em dois pacientes classificados como tipo III tivemos de associar um parafuso interfragmentário para fixação da porção intra-articular da AC.

RESULTADOS:

tivemos 90% de consolidação da fratura; 14 casos (21%) evoluíram com complicações maiores: quatro pseudoartroses, cinco capsulites adesivas, dois retardos de consolidação e três perdas de redução; e dois casos (3%) evoluíram com complicação menor: granuloma de pele.

CONCLUSÃO:

a técnica do amarrilho duplo para as fraturas da extremidade lateral da clavícula promove a estabilização necessária para que haja consolidação sem necessidade de síntese metálica; evita reoperações para retirada do material de síntese; além de ser um procedimento de baixo custo, com boa reprodutibilidade e preservação da articulação acromioclavicular.

Fraturas ósseas; Clavícula; Articulação acromioclavicular


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br