Acessibilidade / Reportar erro

Retalho bilobado na reconstrução das clinodactilias da mão: Descrição da técnica e avaliação do resultado

Resumo

Objetivo

A clinodactilia é uma deformidade congênita da mão, caracterizada por desvio angular coronal, podendo ocorrer em polegares ou dedos. O tratamento cirúrgico é indicado para angulações severas. Dentre as técnicas descritas, uma das opções consiste no alinhamento ósseo, através de osteotomia em cunha de adição da falange anômala. Essa manobra de alinhamento gera uma dificuldade de cobertura cutânea, juntamente com a tensão das partes moles no lado côncavo da deformidade. Sendo assim, algum tipo de retalho cutâneo é necessário para o fechamento adequado da ferida cirúrgica. Objetivamos demonstrar a técnica citada e avaliar os resultados do retalho bilobado no tratamento das clinodactilias da mão.

Métodos

Estudo retrospectivo entre janeiro de 2008 e janeiro de 2015. Foram incluídos cinco pacientes no estudo, nove dedos foram submetidos à cirurgia. Tiveram indicação cirúrgica os pacientes com desvios angulares nos dedos acima de 30 graus. Não foram excluídos do estudo os pacientes com deformidades no polegar, nem aqueles com deformidades associadas a síndromes. Foram avaliados os resultados funcionais e estéticos com o uso desta técnica, assim como as complicações e o grau de satisfação dos familiares.

Resultados

Todos os pacientes apresentaram resultados funcionais e estéticos satisfatórios, com cicatrização cutânea média de 18,6 dias. Entre os nove dedos submetidos à cirurgia, apenas um dos pacientes apresentou comprometimento vascular na porção distal do primeiro lobo do retalho, porém sem necrose ou necessidade de qualquer procedimento adicional. Os pacientes foram acompanhados durante um intervalo mínimo de 12 meses. Nenhuma deformidade ocorreu durante o período de observação.

Conclusão

O uso do retalho bilobado no tratamento das clinodactilias da mão é uma boa opção para cobertura cutânea após a realização de osteotomia.

Palavras-chave
clinodactilia; dedos/anormalidades; retalhos cirúrgicos; osteotomia

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br