Acessibilidade / Reportar erro

Experiência inicial com o uso de fixador externo articulado no tratamento da doença de Legg-Calvé-Perthes por meio de artrodiástase na fase ativa da moléstia Trabalho desenvolvido na Disciplina de Ortopedia Pediátrica, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

RESUMO

OBJETIVO:

Apresentar os resultados preliminares do tratamento da DLCP com o uso de artrodiástase com fixador externo monolateral aplicado ao quadril e descrever sucintamente a técnica operatória usada em um estudo prospectivo.

MÉTODOS:

Estudo prospectivo de 18 pacientes com DLCP submetidos ao tratamento operatório com a técnica de artrodiástase do quadril por meio de fixador externo unilateral. São 13 pacientes do gênero masculino e cinco do feminino com idade média de 8,5 anos com variação de cinco a 13 anos. Todos os pacientes com acometimento unilateral do quadril, nove à direita e nove à esquerda. A avaliação dos resultados foi feita na maturidade e considerou critérios clínicos e radiográficos.

RESULTADOS:

Todos os pacientes evoluíram com melhoria da mobilidade articular com alívio da dor obtido em 88,9% dos pacientes. A reossificação da epífise femoral ocorreu nos primeiros três meses do tratamento. Os quadris operados na fase de necrose não passaram pela fase de fragmentação e abreviaram o tempo de evolução da doença. Os resultados foram 77,8% satisfatórios e 22,2% insatisfatórios.

CONCLUSÕES:

A artrodiástase do quadril com fixador externo monolateral na fase ativa da DLCP melhora o grau de mobilidade articular. O emprego da técnica de artrodiástase nas fases de necrose e fragmentação (fase ativa da doença) apresenta resultados satisfatórios no tratamento da DLCP.

Palavras-chave:
Doença de Legg-Calve-Perthes; Procedimentos ortopédicos; Fixadores externos; Articulação do quadril

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br