Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação comparativa das dimensões do enxerto do coracoide na cirurgia de Latarjet para instabilidade glenoumeral anterior* * Trabalho feito Grupo de Cirurgia do Ombro, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil.

Resumo

Objetivo

O objetivo deste estudo foi descrever as dimensões do processo coracoide em nossas cirurgias de Latarjet e compará-las com os resultados descritos na literatura. Além disso, a viabilidade da regra dos 7 milímetros foi verificada.

Métodos

Indivíduos com instabilidade glenoumeral anterior com ou sem erosão óssea participaram deste estudo. As dimensões de 31 enxertos de processo coracoide de pacientes operados pela técnica de Latarjet foram mensuradas com um paquímetro analógico e registradas para análise posterior.

Resultados

As dimensões do processo coracoide não demonstraram diferença estatisticamente significativa de acordo com o sexo. A largura do enxerto obtida em nossa amostra apresentou semelhança com as dimensões descritas na literatura. No entanto, o comprimento e a espessura foram um pouco menores quando comparados com o estudo de referência (Young et al, 2013).1515 Young AA, Baba M, Neyton L, Godeneche A, Walch G. Coracoid graft dimensions after harvesting for the open Latarjet procedure. J Shoulder Elbow Surg 2013;22(04):485-488 A regra dos 7 milímetros foi considerada viável com as dimensões do enxerto obtidas em nossa amostra.

Conclusão

As dimensões do enxerto do coracoide foram similares às descritas na literatura em relação à largura, mas o mesmo não foi encontrado quanto ao comprimento e espessura; e a regra dos 7 milímetros demonstrou viabilidade com as dimensões do enxerto obtidas em nossa amostra.

Palavras-chave
luxação do ombro; articulação do ombro/lesões; instabilidade articular; cavidade glenoide; transplante ósseo

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br