Este documento está relacionado com:

Open-access Avaliação de lesões por serra circular em um centro de referência em microcirurgia e reimplantes*

Resumo

Objetivo  Avaliar o perfil epidemiológico, o tempo até o atendimento, e o tipo de conduta tomada em pacientes vítimas de acidentes com serra circular e lesões decorrentes, e fazer uma comparação com a literatura.

Métodos  Estudo descritivo transversal, com revisão do prontuário de pacientes atendidos de abril a dezembro de 2018, analisando idade, sexo, lado lesado, dedos acometidos, mês e horário do acidente, tipo de lesões, procedimentos realizados na urgência, tempo decorrido entre o trauma e entrada em sala cirúrgica, e reabordagem durante a internação.

Resultados  Foram atendidos 54 pacientes do sexo masculino com idade entre 15 e 72 anos. O lado esquerdo foi o mais acometido, e o tipo de lesão mais frequente, a amputação, envolvendo principalmente o polegar. No total, 23 pacientes foram submetidos a reimplante, e, entre eles, 3 macrorreimplantes. Quanto ao horário do trauma, 26 ocorreram entre 12h e 16h, e o tempo decorrido entre o acidente e a entrada em sala cirúrgica foi ≥ 6 horas em 84% dos pacientes.

Conclusão  As lesões por serra circular são predominantemente graves, com potencial de deixar sequelas permanentes, e acometem principalmente o polegar. A caracterização do tipo de lesão e as condições de atendimento inicial obtidas neste trabalho poderão ajudar na política de prevenção e atendimento a pacientes vítimas de ferimentos por serra circular. Nível de Evidência IV; Série de Casos.

Palavras-chave
traumatismos da mão/etiologia; traumatismos da mão/epidemiologia; traumatismos da mão/prevenção e controle; acidentes

location_on
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro