Acessibilidade / Reportar erro

Uso da prótese de polipropileno para o tratamento das lesões em ponta de dedo. Descrição de técnica cirúrgica e resultados Trabalho desenvolvido na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Vitória, ES, Brasil.

RESUMO

OBJETIVO:

Relatar os resultados do tratamento das lesões de ponta de dedo, bem como descrever a técnica cirúrgica, reprodutível e de baixo custo, que usa uma prótese de polipropileno que substitui temporariamente a unha e é colocada sobre a área da lesão, promove proteção e estímulo para a sua cicatrização por segunda intenção.

MÉTODO:

Foram avaliados 22 pacientes portadores de lesões traumáticas da polpa digital de janeiro de 2012 a dezembro de 2015. Todos os procedimentos foram feitos pelo mesmo cirurgião. O tempo médio de seguimento pós-operatório foi de 13 meses, com um seguimento mínimo de seis meses. Para toda a inferência estatística, considerou-se um valor de p de 0,05. O software usado foi o SPSS for Windows, versão 21.0.

RESULTADOS:

Não foi observado caso de complicação referente ao dispositivo de polipropileno. Não foi observada diferença estatística significante entre sensibilidade estática entre dois pontos (DE2P) e idade, entre sensibilidade e tempo entre lesão e data da cirurgia nem entre sensibilidade e tempo de seguimento. Adotou-se uma tabela de escores que incluiu três fatores propostos por Jefferson para melhor avaliação dos resultados; 72,7% (16 casos) dos pacientes tiveram resultados bons, 22,7% (cinco) regulares e apenas 4,5% (um) apresentou resultado ruim.

CONCLUSÃO:

O presente estudo apresentou uma nova técnica, simples e facilmente reprodutível, para as lesões das pontas de dedos com resultados satisfatórios e baixa taxa de complicações.

Palavras-chave:
Falanges dos dedos da mão; Traumatismos dos dedos; Adulto

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br