Acessibilidade / Reportar erro

Fratura simultânea bilateral do colo do fêmur após queda doméstica em uma paciente idosa: relato de um caso raro Trabalho desenvolvido no Hinduja National Hospital, Department of Orthopaedics, Mumbai, Índia.

RESUMO

A fratura simultânea bilateral do colo do fêmur é uma entidade rara que tem sido associada a doenças ósseas, diversas doenças metabólicas, traumas de alta energia e distúrbios convulsivos. Sua ocorrência após trauma mínimo é muito rara. Este artigo apresenta o caso de uma mulher de 66 anos que sofreu fratura intracapsular bilateral do colo do fêmur após um deslize e queda em casa. Uma artroplastia total do quadril, bilateral e cimentada foi feita em um único momento, com o uso de uma abordagem lateral direta, em que se alternaram as posições lateral direita e esquerda. Os autores relatam um resultado satisfatório, com Harris Hip Score de 98 após um ano, que persistiu até o último seguimento, aos 30 meses.

Palavras-chave:
Fraturas do colo do fêmur; Artroplastia; Substituição; Quadril; Idoso

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br