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Educação em psiquiatria do desenvolvimento: resultados preliminares em estudantes de graduação no Brasil

CONTEXTO: Apesar de vital para o reconhecimento precoce, tratamento e prevenção de transtornos mentais, a psiquiatria do desenvolvimento ainda não foi incorporada à grade curricular ou prática psiquiátrica no Brasil. OBJETIVO: Avaliar o impacto de um curso extracurricular em psiquiatria do desenvolvimento na graduação e a viabilidade de expansão de políticas de ensino em psiquiatria do desenvolvimento no Brasil. MÉTODO: Antes e após assistirem um curso de 12 horas durante 4 dias sobre fundamentos da psiquiatria do desenvolvimento, estudantes de graduação em saúde responderam um questionário composto por 12 questões de múltipla escolha randomizadas para avaliação de retenção do conhecimento e questões destinadas à avaliação de atitudes. A análise estatística incluiu testes não-paramétricos de variáveis categóricas ordinais. RESULTADOS: Em uma amostra final composta por 43 estudantes, verificou-se um desempenho significativamente superior no pós-teste (65.0% vs. 39.9%; p < 0.0001). Atitudes positivas em relação ao curso relacionaram-se a um melhor desempenho. Estudantes dos 3º e 4º anos de medicina apresentaram resultados superiores quando comparados aos do 1º e 2º anos de medicina e aos estudantes de outras áreas da saúde. Constatou-se melhor desempenho no sexo masculino. CONCLUSÃO: Este estudo encoraja políticas de ensino em psiquiatria do desenvolvimento que poderão ter implicações clínicas diretas.

Psiquiatria; Educação médica; Educação de graduação em medicina; Avaliação educacional; Brasil


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