Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

NOTA DOS EDITORES

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

Um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea da América Latina, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) foi criado em 1963. Naquele momento, a USP recebeu de Francisco Matarazzo Sobrinho, então presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o acervo pelo qual era responsável, além de sua coleção particular e a de sua mulher, Yolanda Penteado. Hoje o MAC USP ocupa três edifícios - dois no Parque Ibirapuera e um na Cidade Universitária - e seu acervo possui cerca de 10 mil obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, objetos e obras de arte conceitual e arte contemporânea. A relação de artista inclui: Picasso, Matisse, Kandinsky, Modigliani, Calder, Braque, Henry Moore, Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Volpi, Flávio de Carvalho, Julio Plaza, Regina Silveira, Jonathas Andrade, Felipe Cama, entre tantos outros.

Ligado à pesquisa universitária, o MAC USP procura tornar seu acervo acessível a todos os públicos oferecendo exposições com os mais variados recortes e amplas possibilidades de percursos e leituras pela arte moderna e contemporânea. O Museu realiza também exposições com obras de artistas brasileiros e estrangeiros, novos e consagrados, que não pertencem ao seu acervo.

Além das exposições, o Museu mantém intensa atividade na área cultural, por meio de cursos, palestras, atividades de ateliês e monitorias especiais e voltadas para o público geral. Na área acadêmica, oferece disciplinas optativas de graduação e pós-graduação. A atividade de pesquisa desenvolvida pelos docentes está voltada ao estudo do acervo e a temas ligados a áreas de História, Teoria da Arte e Crítica de Arte, além de Museologia e Educação.

O estímulo para a discussão da História, de novas tendências e novos caminhos da Arte está presente também na Biblioteca Lourival Gomes Machado com 27 mil slides e 35 mil catálogos de exposições dentre outros itens.

Em janeiro/2012, graças ao apoio do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura e da própria Universidade de São Paulo, o Museu recebeu um novo edifício com maior capacidade para abrigar suas atividades e expor seu acervo, no Parque Ibirapuera. O novo prédio permitirá reposicionar o Museu no circuito cultural de São Paulo como lugar de vivência artística, formação, informação e, também, opção de lazer.

Diretoria do Museu de Arte Contemporânea (MAC),

Universidade de São Paulo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jun 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2012
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br