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Níveis de chumbo e funções cognitivas em crianças peruanas

OBJETIVO: Estudar a relação entre níveis séricos de chumbo e funções cognitivas em crianças expostas a esse metal. MÉTODO: Este é um estudo transversal que incluiu 134 crianças de 6 a 8,5 anos de idade, de três escolas localizadas em El Callao (Peru), e com riscos diferentes de exposição ao chumbo. As avaliações de suas funções cognitivas foram realizadas utilizando-se o Teste Gráfico de Raciocínio e o Teste dos Cubos de Kohs. Foram medidos os níveis séricos de chumbo RESULTADOS: As crianças com níveis séricos de chumbo > 10 ug/dl apresentaram maior prevalência de baixa pontuação no Teste Gráfico de Raciocínio (18,9% vs. 7,1%, p = 0,049) e também no Teste dos Cubos de Kohs (39,6% vs. 18,6%, p = 0,01), quando comparadas com aquelas com níveis séricos menores. Um déficit de uma categoria no Teste Gráfico de Raciocínio foi associado com um aumento no nível sérico de chumbo de 16,78 ug/dl (assumindo uma relação linear) e de 1 a 5,19 ug/dl (modelo logarítmico). Para cada 10 ug/dl de aumento no nível sérico de chumbo, o Teste dos Cubos de Kohs apresentou diminuição de 6,24 unidades (12,91 para os meninos e 0,216 para as meninas) (modelo linear) e um aumento de 1 a 10 ug/dl correspondeu a uma diminuição de 16,44 pontos no Teste dos Cubos de Kohs (31,19 para os meninos e 3,98 para as meninas) (modelo logarítmico). Considerando as subescalas do Teste Gráfico de Raciocínio, os níveis séricos de chumbo correlacionaram-se negativamente com as áreas de problemas numéricos (rho = -0,445, p < 0,001), relações numéricas (rho = -0,365, p < 0,001), inferências (rho = -0,281, p = 0,002) e semelhanças (rho = -0,250, p = 0,005). CONCLUSÕES: Níveis séricos de chumbo foram associados de uma maneira não-linear com déficits das habilidades cognitivas, especialmente entre os meninos, sendo o raciocínio numérico a área mais afetada.

Chumbo; Inteligência; Crianças; Toxicologia; Meio ambiente


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