Acessibilidade / Reportar erro

XVII Congresso de Psiquiatria

Comentário

XVII Congresso de Psiquiatria

Está chegando a hora do XVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Este ano, pela primeira vez, cumprindo resolução da Assembléia de Delegados, foi instituída uma Comissão Científica mista, composta por três representantes indicados pela ABP e três representantes da comissão local.

Após algumas reuniões, as diretrizes foram sendo traçadas. Em primeiro lugar a Comissão decidiu priorizar, para este ano, as sessões de pôsteres, sendo reservada uma ampla área do centro de convenções para sua exposição durante todo o dia e discussão com os autores, ao final da tarde, das 17h30 às 19h30. A expectativa é a de que todas as novas pesquisas sejam apresentadas em pôsteres e, para tanto, foram suprimidas as sessões de temas livres. O melhor pôster receberá um certificado de premiação de mil reais.

Para que os principais temas da psiquiatria não fossem esquecidos, a Comissão elaborou uma lista de assuntos divididos em áreas temáticas e de transtornos e encarregou pessoas conhecidas como "experts" para organizar simpósios de cada área.

Todos os ex-presidentes da ABP, por outro lado, como pessoas de intensa vida associativa, também foram incumbidos de organizar um simpósio em sua área de atuação.

Os departamentos da ABP continuam tendo destaques na programação. Cada um terá o tempo de quatro horas para a organização e apresentação de suas atividades.

Procurou-se distribuir as mesas-redondas por áreas maiores como psicoterapia, psiquiatria social, ética, psiquiatria biológica etc. para que a programação tivesse um equilíbrio e, com isso, espera-se que nenhuma área fique de fora e não haja o predomínio de um ou outro aspecto particular da psiquiatria.

Numa iniciativa pioneira, criou-se espaço para que mesas-redondas e cursos pudessem ser propostos por quaisquer pessoas ou instituições. Esta iniciativa foi reconhecida e elogiada pelos colegas que enviaram sugestões.

A Comissão recebeu inúmeras sugestões e num trabalho árduo procurou atender à maioria dos pedidos, apenas procurando juntar pessoas de vários centros, evitando-se mesas-redondas regionais.

Em princípio estão programados cinco cursos verticais como pré-congresso, no dia 13 de outubro, e 15 cursos horizontais durante o congresso, havendo a possibilidade da participação em dois cursos.

O tempo dos simpósios e mesas-redondas foi unificado em duas horas. Foi suprimida a figura do debatedor, cabendo ao presidente da sessão conduzir os debates. A idéia é a de que haja tempo para a participação dos congressistas nos debates para que realmente se concretize o congresso como local de troca de idéias e experiências.

Dando continuidade à experiência do XVI Congresso, em São Paulo, haverá, no dia 13 de outubro, à tarde, "workshops" de ensino de graduação, residência e pós-graduação, abertos a todos os interessados em debater o assunto.

Finalmente, a Comissão está se esforçando no sentido de publicar os anais do congresso no dia da retirada do material. Daí a importância do encaminhamento dos resumos das apresentações.

Nem tudo sairá a contento e, provavelmente, ocorrerão deslizes. A Comissão Científica espera, apesar de tudo, que tenha montado um congresso equilibrado, de alto conteúdo científico e sobretudo democrático.

Itiro Shirakawa

Coordenador da Comissão Científica

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Mar 2000
  • Data do Fascículo
    Set 1999
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br