Acessibilidade / Reportar erro

Reformulando a política de desenvolvimento da União Europeia: escolhas coletivas e a nova ordem global

Resumo

A União Europeia (UE) é um dos maiores doadores mundiais de ajuda pública ao desenvolvimento (APD) a conferir um peso importante à sua relação com os países parceiros beneficiários, em particular com aqueles que são mais dependentes da ajuda concedida. Além do peso material do seu financiamento, a UE mantém laços históricos e influência diplomática, política e econômica em muitos dos países receptores de ajuda ao desenvolvimento (particularmente os da África Subsaariana). Desde os anos 2000, a política de desenvolvimento da UE não só tem sofrido grandes mudanças estruturais em seu quadro institucional, mas também começou a enfrentar um novo cenário de ajuda internacional. Este artigo explora os motivos pelos quaius a política de apoio ao desenvolvimento está sendo desafiada por instituições da própria UE, e como a organização está tentando responder a esse desafio, no contexto da mais profunda recessão econômica desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Palavras-chave:
Integração europeia; a agenda da União Europeia para a Mudança; Política de Desenvolvimento da União Europeia; reformas da União Europeia; da Nova Ordem Mundial.

Centro de Estudos Globais da Universidade de Brasília Centro de Estudos Globais, Instituto de Relações Internacionais, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - DF - 70910-900 - Brazil, Tel.: + 55 61 31073651 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbpi@unb.br