Artigos Brazil's technical cooperation with Africa: comparing Fernando Henrique Cardoso's (1995-2002) and Lula da Silva's (2003-2010) administrations Mendonça Júnior, Wilson Faria, Carlos Aurélio Pimenta de Abstract in Portuguese: É consensual entre os analistas da Política Externa Brasileira o reconhecimento da priorização do eixo Sul-Sul nas estratégias de inserção internacional do país durante o governo Lula da Silva, bem como o papel de destaque concedido ao continente africano. Com o intuito de dar lastro empírico às análises sobre a retomada e repriorização das relações entre Brasil e África, este trabalho pretende analisar comparativamente a cooperação técnica provida pelo Brasil para os países africanos durante os governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula da Silva (2003-2010). Procura-se identificar e comparar o número e os tipos de acordos firmados, a dispersão geográfica desses acordos e a diversidade temática dos projetos de cooperação técnica horizontal desenvolvidos pelo Brasil naquele continente. A fonte principal dos dados analisados, ainda pouco explorada pela literatura acadêmica brasileira, é o banco de dados do Departamento de Atos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores.Abstract in English: The prioritization of the South-South axis during the Lula da Silva government is consensual among analysts of Brazilian Foreign Policy regarding its international insertion, as well as the prominent role given to the African continent. In order to provide empirical analysis to the reprioritization of relations between Brazil and Africa, this paper aims at comparing the technical cooperation provided by Brazil to African countries during FHC (1995-2002) and Lula da Silva (2003-2010) administrations. Its primary source of analyzed data, little explored by the Brazilian academic literature yet, was the databank of the Department of International Acts of the Ministry of External Relations. |
Artigos Regional integration as mechanism for provision of public goods: a comparative analysis of public safety in Mercosur and Andean Community Las Casas, Taiane Abstract in Portuguese: Para entender se o processo de integração regional pode ser um mecanismo para o provimento de bens públicos regionais, parte-se do modelo de Olson (1965) que identifica as variáveis relevantes para compreender como os membros de um grupo superam seus dilemas de ação coletiva. A comparação entre Mercosul e CAN no tocante ao tráfico de drogas possibilita concluir que em ambos os acordos há provimento subótimo de segurança pública, ainda que o Mercosul apresente alguns avanços relativamente à CAN.Abstract in English: In order to understand if the regional integration process can be a mechanism for the provision of regional public goods, we started with the model by Olson (1965), who identifies the relevant variables for understanding how group members overcome their collective action dilemmas. Mercosur's and Andean Community's comparison regarding drug trafficking allows for the conclusion that in both agreements there is a suboptimal provision of public security, even though Mercosur presents a slight greater progress than the Andean Community. |
Artigos The UN peacebuilding process: an analysis of its shortcomings in Timor-Leste Blanco, Ramon Abstract in Portuguese: Este artigo traz uma análise alargada do processo de construção da paz conduzido pela ONU em Timor-Leste. Baseando-se em trabalho de campo, entrevistas, e fontes secundárias, este artigo ilumina as principais fragilidades deste processo. Primeiramente, o artigo brevemente delineia o debate acadêmico em torno dos processos de construção da paz liderados pela ONU. Em seguida, o artigo traz uma visão global das missões da ONU destacadas ao país. Finalmente, o artigo identifica as principais limitações deste envolvimento. Iluminando as principais falhas deste processo de peacebuilding, o artigo abre o espaço para (re)pensar modos alternativos de construir a paz em cenários pós-conflito.Abstract in English: This paper brings a comprehensive analysis of the peacebuilding process conducted by the UN in Timor-Leste. Drawing on fieldwork, interviews, and secondary sources, the paper brings light to the main fragilities of this process. Firstly, the paper briefly outlines the scholarly debate around UN peacebuilding process. Then, the paper brings an overview of the UN missions deployed to Timor-Leste. Finally, the paper identifies the major limitations of such engagement. By highlighting the main flaws of this peacebuilding process, the paper opens the space for (re)thinking alternative ways of building peace in post-conflict scenarios. |
Artigos Political conditions for successful inflation stabilization: comparing Brazil and Argentina Özdemir, Yonca Abstract in Portuguese: Este estudo tenta entender como o Brasil e a Argentina, dois países com inflação cronicamente alta, atingiram a estabilização permanente olhando para os fatores políticas necessários para a estabilização. Sugere-se que, embora a autonomia estatal ou a unidade política possam contribuir para a estabilização bem-sucedida dos preços, reconciliar os interesses de diferentes agentes envolvidos e, assim, construir uma ampla base de apoio político, é mais essencial para a estabilização obter êxito. As habilidades políticas dos líderes e as políticas compensatórias podem ajudar a angariar esse apoio e elas são mais cruciais onde outras condições políticas são menos favoráveis. Além do mais, a melhora rápida na economia é importante para sustentar o apoio político e, assim, para a estabilização bem-sucedida.Abstract in English: This study tries to understand how Brazil and Argentina, two countries with chronically high inflation, achieved permanent stabilization by looking at political factors necessary for stabilization. It suggests that, although state autonomy or political unity may contribute to successful price stabilization, reconciling the interests of different stakeholders and thereby building a broad political support base is more essential for stabilization to succeed. Political skills of the leaders and compensatory policies may help raise such support and they are more crucial where other political conditions are less favorable. Also, rapid improvement in the economy is important for sustained political support, and thus, for successful stabilization. |
Artigos The United States and the threat of transnational organized crime in the 1990s Pereira, Paulo Abstract in Portuguese: O estudo analisa a inserção do crime organizado transnacional na agenda de segurança dos Estados Unidos e sua qualificação como uma das principais ameaças contemporâneas à ordem internacional pós Guerra Fria. Os resultados apontam a importância dos dois mandatos de Clinton (1993-2001) neste processo, cuja maior expressão é a Presidential Decision Directive 42, ao viabilizar, inclusive, a reorganização das estruturas policiais, militares e de Inteligência do país para combater esta ameaça. Conclui-se que a década de 1990 é o momento determinante da identificação norte-americana desta criminalidade como uma ameaça inédita, estrangeira e de grandes proporções.Abstract in English: The study examines the introduction of transnational organized crime in the security agenda of the United States and its evaluation as a major contemporary threat to international order after the Cold War. The results indicate the importance of the two terms of Clinton government (1993-2001) in this process, whose highest expression was the Presidential Decision Directive 42, to even facilitate the reorganization of the police, military and Intelligence structures of the country to combat this threat. We conclude that the 1990s is the defining moment of the identification of this criminality as a unique, foreign and large-scale threat. |
Artigos EU Commission participation in the Troika mission: is there a European Union price to pay? Soares, Antonio Goucha Abstract in Portuguese: Este artigo pretende debater duas questões relativas à participação da Comissão Europeia na chamada Troika: primeiro, e considerando a natureza dos programas de assistência financeira, questiona os efeitos da participação da Comissão na Troika sobre o equilíbrio de poderes existente entre as instituições europeias; em segundo lugar, o artigo levanta o problema da responsabilidade da Comissão pelos resultados alcançados pelos programas de assistência financeira, tendo em conta não apenas o condicionalismo imposto, mas também a intensidade do escrutínio realizado pela Troika.Abstract in English: The article is intended to debate two questions regarding the involvement of the Commission in the Troika's action: firstly, considering the nature of financial assistance programs, it aims to discuss the effect of the Commission's participation in Troika negotiations on the balance of power of the EU institutions; and secondly, the article raises the issue of the Commission's liability for the results achieved by the financial assistance program, taking into account the extent of the conditions imposed, as well as the intensity of scrutiny by the Troika. |
Artigos Changes in the world economic order, from the end of the 19th century up to the Second World War Almeida, Paulo Roberto de Abstract in Portuguese: Ensaio de caráter histórico sobre as grandes mudanças ocorridas na economia mundial, da belle époque a Bretton Woods, enfatizando elementos de continuidade e de ruptura, tanto no plano do comércio, como no das finanças internacionais, bem como aspectos institucionais. Dentre os primeiros elementos se situam a permanência de um mesmo grupo de nações de economia avançada no pelotão das potências dominantes que formulam e determinam a agenda política internacional, bem como a importância do poderio tecnológico e industrial para apoiar a projeção estratégica e militar dessas potências; dentre as rupturas podem ser citadas a derrota dos emergentes, em especial Japão e Alemanha, que desafiaram a ordem política e econômica mundial mediante tentativas de projeção imperial que destoavam dos esforços de interdependência global que estavam sendo construídos pelas principais economias de mercado, todas de orientação política liberal democrática. A outra potência emergente no período, a União Soviética, foi relativamente marginal economicamente no período e só projetaria poder, verdadeiramente, no final da Segunda Guerra Mundial.Abstract in English: Historical essay dealing with the relevant changes in the world economy, from the belle époque to Bretton Woods, emphasizing elements of continuity and its ruptures and discontinuities, in trade, finance as well as in institutional aspects. Among the continuities, appears the resilience of a core group of advanced economies, which is able to draft and define the international policy agenda, and the importance of the industrial and technological capabilities to support any exercise of strategic and military projection by those big powers; among the discontinuities is the failure of some emerging powers, namely Germany and Japan, in their challenging of this world order by means of an imperial-like power projection outside of the core group of market economies aiming to create a global interdependence based on democratic and liberal principles. Another emerging power during that period, Soviet Union, was essentially economically irrelevant and was not able to project its own power before the end of the World War II. |
Artigos Trade negotiations in a closed economy: Brazil and the negotiations on trade in services in the Uruguay Round Cunha, Raphael Coutinho da Abstract in Portuguese: Por que o Brasil tem tradicionalmente adotado postura defensiva em negociações multilaterais sobre o comércio de serviços? São três as principais categorias explicativas comumente usadas para entender os determinantes domésticos da diplomacia econômica: interesses, instituições e ideias. Neste estudo, avalio o papel dessas variáveis na determinação da posição brasileira nas negociações de serviços da Rodada Uruguai. O estudo de caso apresentado se vale de fontes primárias e entrevistas para reconstituir a posição negociadora do país ao longo da rodada, identificar as preferências dos atores governamentais e não governamentais relevantes e apontar os mecanismos e instâncias de interação entre governo e setor privado.Abstract in English: Why has Brazil traditionally adopted a defensive position in multilateral negotiations on trade in services? Three explanatory factors are typically used for understanding the domestic determinants of economic diplomacy: interests, institutions, and ideas. In this study, I assess the role of these variables in determining the Brazilian stance in the negotiations on trade in services in the Uruguay Round. I use archival evidence and interviews in a case study designed to recover the country's negotiating position throughout the round of negotiations, identify the preferences of relevant government and private actors, and reveal the mechanisms and loci of government-business interaction. |
Artigos International drivers of Brazilian agricultural cooperation in Africa in the post-2008 economic crisis Vaz, Alcides Costa Abstract in Portuguese: Este texto foca nos principais agentes da cooperação agrícola brasileira com a África como concebido e seguido de 2004 a 2014, com ênfase nos impactos das mudanças internacionais políticas e econômicas que ocorreram nesse período, e particularmente os impactos da crise econômica de 2008, enquadrando as iniciativas brasileiras de política externa e assistência ao desenvolvimento. O trabalho aborda forças internacionais e desenvolvimentos atuais em nível sistêmico, mas também analisa desenvolvimentos econômicos internos, em particular aqueles diretamente relacionados com a agricultura brasileira e os relacionados à estrutura política de sua internacionalização em desenvolvimento. Dá-se especial atenção às dimensões duais da política agrícola brasileira e sua projeção na cooperação agrícola seguida na África.Abstract in English: This text focuses on the major drivers of Brazilian agricultural cooperation in Africa as conceived and pursued from 2004 to 2014, with emphasis on the impacts of political and economic international changes that took place in that period, and particularly the impacts of the 2008 economic crisis, in framing Brazil's foreign policy and development assistance initiatives. It addresses current international forces and developments at the systemic level, but also analyses recent economic domestic developments, in particular those directly related to Brazilian agriculture and those related to the policy framework of its evolving internationalization. Special attention is paid to the dual dimensions of Brazilian agricultural policy and to its projection in agricultural cooperation as pursed in Africa. |
Artigos Environmental issues and international relations, a new global (dis)order - the role of International Relations in promoting a concerted international system Pereira, Joana Castro Abstract in Portuguese: Será possível falar da emergência de uma nova (des)ordem global fundada sobre os desafios colocados pelas questões ambientais? Com base na análise do estado da arte, aborda-se a crescente importância do ambiente, e dos recursos naturais em particular, nas relações internacionais; e procura-se sensibilizar os académicos das Relações Internacionais para o potencial impacto positivo decorrente do desenvolvimento da disciplina em integração com os estudos relativos às mudanças ambientais globais.Abstract in English: Is it possible to talk about the rise of a new global (dis)order founded on the challenges posed by environmental issues? Through the review of the state of the art on the subject, this article analyzes the growing importance of the environment, and natural resources in particular, in international relations; and aims to raise awareness among International Relations scholars to the potential positive impact of the development of the discipline in integration with global environmental change studies. |
Artigos Towards modular regionalism: the proliferation of Latin American cooperation Gardini, Gian Luca Abstract in Portuguese: Este artigo analisa três questões: por que houve um aumento de projetos de cooperação regional na América Latina na última década; como caracterizar o cenário atual multifacetado; e como fazer essa complexidade funcionar. Após uma revisão de seis perspectivas teóricas, propõe-se uma abordagem conceitual original: "regionalismo modular". Este trabalho responde de forma crível as três questões e oferece recomendações nas políticas.Abstract in English: This article addresses three questions: why there was a surge in regional cooperation projects in Latin America in the last decade; how to characterize the current multi-faceted scenario; and how to make this complexity work. After a review of six theoretical perspectives, an original conceptual approach is proposed: "modular regionalism." This credibly answers the three questions and offers policy recommendations. |
Artigos The US experience in contracting out security and lessons for other countries Bruneau, Thomas C. Abstract in Portuguese: Os Estados Unidos foram mais longe que qualquer outro país na "privatização da segurança". Outros países podem achar a lógica econômica ou financeira do uso de terceirizados persuasiva. A experiência dos EUA na terceirização da segurança, particularmente no Iraque, foi problemática, e pode servir como lição para que outros países aprendam a evitar as armadilhas.Abstract in English: The United States has gone further than any country in the "privatization of security". Other countries may find the economic or financial logic in the use of contractors persuasive. The US experience with contracting out security, particularly in Iraq, was problematic, and can serve as a cautionary tale in order that other countries might learn how to avoid the pitfalls. |