Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização morfoanatômica e estudo químico da porção interna da casca do caule de Sambucus australis Cham. & Schltdl.

RESUMO

Sambucus australis Cham. & Schtdl. (Adoxaceae) é uma espécie arbórea nativa do sul do Brazil, conhecida como “sabugueiro”. A parte interna da casca do caule dessa espécie é utilizada na produção de uma pomada caseira em algumas regiões do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desse estudo é caracterizar a morfoanatomia e identificar compostos presentes na parte interna da casca do caule de S. australis por métodos químicos e histoquímicos. Ademais, realizou-se avaliações para determinar as melhores condições extrativas para a amostra. Foi possível quantificar rutina e compostos fenólicos totais, além de determinar o método Soxhlet com solvente hidroetanólico 80% como o melhor método para extrair esses compostos da casca da espécie. Ainda foi possível determinar a porção da casca do caule utilizada popularmente. Com base nos resultados, novas investigações serão realizadas a fim de determinar mais características da espécie e as possíveis razões que corroboram o uso tradicional.

Palavras-chave
Sambucus australis; casca; cicatrização; uso tradicional

Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais, Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Farmácia, Bloco T22, Avenida Colombo, 5790, 87020-900 - Maringá - PR, Tel: +55-44-3011-4627 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: revista@sbpmed.org.br