Número cromossômico, análise meiótica e estimativa da viabilidade polínica em populações de Hyptis mutabilis (Rich.) Briq.

Number of chromosomes, microsporogenesis and pollen viability in populations of Hyptis mutabilis (Rich.) Briq.

Hyptis mutabilis é uma espécie medicinal da família Lamiaceae que possui importante valor fitoterápico. Não há registros sobre estudos cromossômicos e comportamento meiótico nessa espécie em populações na região sul do Brasil. Cromossomos mitóticos, comportamento meiótico e viabilidade polínica foram estudados em populações de H. mutabilis do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, usando coloração com orceína acética 2%. As populações apresentaram número cromossômico 2n = 28, sendo em algumas células encontrado 2n = 26 e 32 cromossomos, indicando a ocorrência de polissomatia. Ocorreram irregularidades no pareamento com associações univalentes, trivalentes, e tetravalentes, bem como presença de retardatários durante a disjunção. No entanto, os valores do índice meiótico e estimativa da viabilidade polínica foram altos, 71.19 a 92.34% e 83.25 a 96%, respectivamente.

citogenética; microsporogênese; planta medicinal


Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais CPQBA - UNICAMP, Divisão de Agrotecnologia - CPQBA, 13148-218 Paulínia- SP-Brasil, Tel. (55 19) 2139-2891, Fax: (55 19) 2139-2852 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: rbpm.sbpm@gmail.com