Índices fisiológicos, macro e micronutrientes no tecido vegetal e óleo essencial de Mentha piperita L. cultivada em solução nutritiva com variação de N, P, K e Mg.

E.F.S. David M.M. Mischan M.O.M. Marques C.S.F. Boaro Sobre os autores

Mentha piperita L., é uma espécie aromática e medicinal pertencente à família Lamiaceae, conhecida como menta ou hortelã-pimenta que produz em sua parte aérea óleo essencial rico em mentol. O objetivo do trabalho foi avaliar os índices fisiológicos, macro e micronutrientes na parte aérea e óleo essencial de Mentha piperita L. cultivada em solução nutritiva numero Hoagland e Arnon (1950) com variação dos níveis de N, P, K e Mg. Foram avaliados comprimento da parte aérea, massa seca dos diferentes órgãos e total, área foliar, rendimento e composição do óleo essencial, teor de macronutrientes (N, P, K, Mg, Ca e S), e de micronutrientes (Mn, Cu, Fe e Zn) na parte aérea. As plantas nutridas com 65% de N, 50% de P, 25% de K, e 100% de Mg, apresentaram tendência de maior comprimento de parte aérea e massa seca de raízes e de lâminas foliares; maior rendimento de óleo essencial e, em média, maiores teores de mentol e menores teores de mentona. O resultados permitem concluir que a Mentha pode ser cultivada em solução nutritiva reduzindo-se 65% de N, 50% de P, 25% de K e 100% de Mg. Esta solução apresentou melhor desenvolvimento em relação aos outros tratamentos. Recomenda-se, portanto, o cultivo da Mentha piperita L. com tais níveis de nutrientes.

Lamiaceae; mentol; hidroponia e nutrição


Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais CPQBA - UNICAMP, Divisão de Agrotecnologia - CPQBA, 13148-218 Paulínia- SP-Brasil, Tel. (55 19) 2139-2891, Fax: (55 19) 2139-2852 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: rbpm.sbpm@gmail.com