Acessibilidade / Reportar erro

Substratos, concentrações de ácido indolbutírico e tipos de miniestacas no enraizamento de melaleuca (Melaleuca alternifolia Cheel)

Substrates, indolebutyric acid levels and types of minicuttings on the rooting of tea tree (Melaleuca alternifolia Cheel)

Melaleuca alternifolia tem como produto principal o óleo essencial extraído das folhas devido às propriedades antifúngicas e antibacterianas. Pouco se tem relatado sobre a propagação desta espécie, sendo a miniestaquia uma alternativa para a propagação vegetativa de clones superiores visando à implantação de campo de produção. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes substratos, concentrações de AIB, e tipo de miniestaca, no enraizamento de Melaleuca alternifolia. No primeiro experimento foram testados os substratos, areia de granulometria média, Plantmax HT®, Golden-Mix® e vermiculita. No segundo experimento foram avaliadas diferentes concentrações de AIB (0, 500, 1000 e 2000 mg L-1), em dois tipos de miniestacas (apical e mediana). As miniestacas foram confeccionadas com 5 cm de comprimento, mantidas em casa de vegetação com nebulização intermitente, e, após 45 dias do plantio, foram avaliadas as porcentagens de miniestacas enraizadas, com calos e não responsivas, o número de raízes formadas por miniestaca e o comprimento das três maiores raízes (cm). O substrato Golden-Mix® e as miniestacas coletadas da porção apical do ramo submetidas ao tratamento com 500 mg L-1 de AIB apresentaram maior porcentagem de enraizamento e melhor qualidade do sistema radicial.

Myrtaceae; auxina; óleo essencial; plantas medicinais; propagação vegetativa


Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais, Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Farmácia, Bloco T22, Avenida Colombo, 5790, 87020-900 - Maringá - PR, Tel: +55-44-3011-4627 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: revista@sbpmed.org.br