Editorial

Rosangela Zacarias Machado Sobre o autor

O processo editorial de uma revista é difícil, detalhado e de responsabilidade dos autores e dos revisores, pois irá refletir na qualidade dos trabalhos científicos a serem publicados. Nesse processo o(s) editor(es) devem assumir um papel justo e objetivo na revisão dos pareceres, procurando a imparcialidade, sempre com críticas contrutivas para realçar o melhor do trabalho científico avaliado. Os revisores, em geral, são pesquisadores dentro da área de conhecimento do trabalho avaliado e disponíveis para exercer essa função, por isso devem ter em mente os princípios éticos sobre a condução da pesquisa e publicação dos resultados. Outro importante ponto é a consciência ética de não ter conflitos de interesse com todos os aspectos de publicação do trabalho sob avaliação.

O nome de uma revista está na dependência direta com os princípios éticos de publicação científica. Portanto, a revista ganha transparência e confiança de seus leitores, revisores e pesquisadores que submetem seus trabalhos. Dessa forma, os revisores são importantes na evolução e avaliação de uma revista. A responsabilidade de um autor ou de autores não é de menor importância, pois uma boa pesquisa deve ser bem estruturada e com uma abordagem ampla sobre os seus objetivos, pois necessita responder à questão principal da pesquisa, buscando, nas entrelinhas dos trabalhos já publicados sobre o mesmo tema da pesquisa, aquele ponto que nenhum dos envolvidos conseguiu esclarecer.

É claro que cabe aos pesquisadores que desenvolveram o trabalho, demonstrar a utilização de protocolos novos e criatividade para responder àquela questão ainda não esclarecida dentro de seu tema de pesquisa. Buscar sempre trazer uma contribuição científica inovadora. Para isto, é necessário pensar e observar, principalmente, se na natureza ocorre a transmissão do agente por vetores e participação de outros possíveis reservatórios ainda não estudados. O intrigante mundo dos parasitas deve envolver, com enorme entusiamo, o pensamento científico de todos os pesquisadores.

Finalmente, os editores devem ser sempre atualizados sobre os aspectos éticos e o desenvolvimento de pesquisas, para atuarem com competência e responsabilidade na submissão e publicação de trabalhos científicos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 2016
Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária FCAV/UNESP - Departamento de Patologia Veterinária, Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n, Zona Rural, , 14884-900 Jaboticabal - SP, Brasil, Fone: (16) 3209-7100 RAMAL 7934 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: cbpv_rbpv.fcav@unesp.br