Avaliação da força de preensão em ratos Wistar, normais e obesos, submetidos à natação com sobrecarga após compressão do nervo mediano Instituição: Laboratório de Fisiologia Endócrina e Metabolismo; Laboratório de Estudo das Lesões e Recursos Fisioterapêuticos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Josinéia Gresele Coradinia Camila Mayumi Martin Kakihata Regina Inês Kunz Tatiane Kamada Errero Maria Lúcia Bonfleur Gladson Ricardo Flor Bertolini Sobre os autores

Objetivo

Verificar a funcionalidade por meio da força muscular de preensão em animais com obesidade induzida por glutamato monossódico (MSG) e animais controle, que sofreram compressão do nervo mediano direito, tendo como tratamento a natação com carga.

Métodos

Ratos Wistar neonatos durante os primeiros cinco dias de vida receberam injeções subcutâneas de MSG. O grupo controle recebeu solução salina hiperosmótica. Quarenta e oito ratos foram divididos em seis grupos: G1(controle); G2 (controle com lesão); G3 (controle com lesão + natação); G4 (obesos); G5 (obesos com lesão); G6 (obesos com lesão + natação). Os animais dos grupos G2, G3, G5 e G6 foram submetidos à compressão do nervo mediano e os dos grupos G3 e G6 foram tratados, após a lesão, com exercício de natação com carga durante três semanas. A natação teve duração progressiva conforme as semanas, de 20, 30 e 40 minutos. A força muscular foi avaliada por meio de um medidor de força de preensão no pré-operatório, no terceiro, sétimo, 14° e 21° dia pós-operatório. Os resultados foram expressos e analisados por estatística descritiva e inferencial.

Resultados

Quando comparada a força de preensão entre as avaliações, indiferentemente de grupos, na segunda avaliação os animais apresentaram menor força de preensão. Os grupos G1 e G4 apresentaram força de preensão maior, em comparação com os grupos G2, G3, G4 e G6.

Conclusão

O exercício de natação com sobrecarga não foi eficaz em promover melhoria na força muscular de preensão após lesão de compressão do nervo mediano direito em ratos controle e obesos-MSG.

Força muscular; Compressão nervosa; Obesidade; Natação


Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br
Accessibility / Report Error