Acessibilidade / Reportar erro

Artrite reumatoide e qualidade do sono

RESUMO

Antecedentes:

Os distúrbios do sono são comuns em pacientes com artrite reumatoide (AR) e contribuem para a perda da qualidade de vida.

Objetivo:

Estudar as associações entre a qualidade do sono e a dor, depressão e atividade da doença na AR.

Métodos:

Estudo observacional transversal com 112 pacientes com AR submetidos à avaliação do DAS-28, escala de Epworth para sonolência diurna, qualidade do sono pelo índice de Pittsburg, risco de apneia do sono pelo questionário de Berlim e grau de depressão pelo questionário CES-D (Center for Epidemiologic Studies Depression). Também foram coletados dados epidemiológicos, clínicos, sorológicos e de tratamento.

Resultados:

Apenas 18,5% dos pacientes com AR tinham uma boa qualidade do sono. Na análise univariada, um sono ruim medido pelo índice de Pittsburg esteve associado à dose diária de prednisona (p = 0,03), DAS-28 (p = 0,01), CES-D (p = 0,0005) e mostrou uma tendência a estar associado à apneia do sono pelo questionário de Berlim (p = 0,06). Na análise multivariada, somente a depressão (p = 0,008) e a apneia do sono pelo questionário de Berlim (p = 0,004) mantiveram essa associação.

Conclusões:

A maior parte dos pacientes com AR não tem uma boa qualidade de sono. A depressão e o risco de apneia do sono estão independentemente associados ao comprometimento do sono.

Palavras-chave:
Artrite reumatoide; Sono; Apneia do sono; Depressão; Dor

Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br