Acessibilidade / Reportar erro

Paul Klee, um artista esclerodérmico

PAUSA ENTRE CONSULTAS BETWEEN APPOINTMENTS

Paul Klee, um artista esclerodérmico

Percival D. Sampaio-Barros; João Francisco Marques Neto

Disciplina de Reumatologia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

A arte é um reflexo do estado de espírito do artista, e muitas vezes demonstra também seu estado físico, refletindo a atividade das doenças sistêmicas que o acometem. O artista Paul Klee (1879-1940), considerado um dos pioneiros da Arte Moderna no século XX, vem sendo tema da campanha de divulgação da "esclerose sistêmica" da Scleroderma Foundation desde 2000 (Figura 1).


O artista de espírito inquieto, com traços finamente elaborados e coloridos, pode ser observado no quadro Rotes Villenquartier (Subúrbio Vermelho), de 1920 (Figura 2), quando iniciava sua participação no movimento Bauhaus. Sua doença iniciou-se junto com a expansão do nazismo na Alemanha; vários de seus trabalhos foram apresentados na exibição Entartete Kunst (Arte Degenerada), na qual os nazistas procuraram denegrir a Arte Moderna.


Obrigado a exilar-se na Suíça, evoluiu com garra esclerodérmica, múltiplas úlceras isquêmicas, disfagia (no final da vida, usava somente dieta líquida) e fibrose pulmonar. Após ser acometido pela esclerose sistêmica, Klee evoluiu para um traçado com formas mais simplificadas, como pode ser observado em Fast Getroffen (Nearly Hit) (Figura 3); no entanto, apesar das significativas limitações físicas em seus últimos anos de vida, suas obras conseguiram expressar seus sentimentos sobre a morte e a guerra, refletindo a miséria e o desespero. Durante a Reunião Anual do Colégio Americano de Reumatologia de 2001, em San Francisco, houve uma pequena exposição das obras de Paul Klee no San Francisco Museum of Modern Art.


Responsável: Saul Schaf

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Maio 2011
  • Data do Fascículo
    Fev 2004
Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br