Linfócitos Th17 e linfócitos T CD4+ multifuncionais em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico

Júlio Antônio Pereira Araújo Danilo Mesquita Jr. Wilson de Melo Cruvinel Karina Inácio Salmazi Esper Georges Kallás Luis Eduardo Coelho Andrade Sobre os autores

Resumo

Introdução/Objetivo:

Evidências recentes sugerem que anormalidades que envolvem os linfócitos Th17 estão associadas à fisiopatologia do lúpus eritematoso sistêmico (LES). Além disso, os linfócitos T multifuncionais (LTM), ou seja, aqueles que produzem múltiplas citocinas simultaneamente, estão presentes no meio inflamatório e podem estar implicados no processo autoimune observado no LES. No presente estudo, objetiva-se caracterizar o estado funcional dos linfócitos T CD4+ no LES e determinar simultaneamente a concentração de IL-2, IFN-γ e IL-17 em culturas de linfócitos sob estímulos exógenos e autoantigênicos.

Pacientes e métodos:

Dezoito pacientes com doença ativa, 18 com doença inativa e 14 controles saudáveis foram submetidos à análise do estado funcional dos linfócitos T CD4+.

Resultados:

Encontrou-se que os pacientes com LES apresentaram uma diminuição na quantidade total de células CD4+, um aumento na quantidade de linfócitos T ativados e um aumento na frequência de linfócitos Th17 em comparação com controles saudáveis (HC). As células LTM tinha frequência aumentada em pacientes com LES e houve um aumento na frequência de LTM trifuncionais em pacientes com LES ativo em comparação com aqueles com LES inativo. Curiosamente, as células MTF produziram quantidades maiores de IFN-γ do que os linfócitos T monofuncionais em pacientes e controles.

Conclusão:

Analisados em conjunto, esses dados indicam a participação dos linfócitos Th17 recentemente ativados e células MTF na fisiopatologia do LES.

Palavras-chave:
Lúpus eritematoso sistêmico; Linfócitos T; Th17; Linfócitos T multifuncionais

Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br