RESUMO
Pavimento permeável é uma alternativa para o manejo das águas pluviais urbanas que permite a redução da precipitação efetiva através do processo de infiltração. O estudo avaliou a capacidade de infiltração de um pavimento permeável (PP) de blocos vazados de concreto no estacionamento da Universidade Federal de Pernambuco. A caracterização hidrodinâmica e a capacidade de infiltração foram analisadas em escala real, utilizando infiltrômetro de anel simples de 100 cm de diâmetro através do método Beerkan. Realizaram-se ensaios de infiltração em doze pontos do PP. Foi aplicado o algoritmo BEST na sua versão Best-Intercept e Best-Slope, para a estimativa dos parâmetros hidrodinâmicos da equação de van Genutchen e Brooks e Corey para as curvas de retenção e de condutividade hidráulica da superfície do pavimento permeável. Os valores da condutividade hidráulica saturada determinados pelo método BEST Intercept foram superiores aos obtidos pelo BEST Slope. Os valores da Sorvidade estimados pelo BEST Slope e Intercept foram semelhantes, sendo os valores do BEST Slope ligeiramente superiores. Observou-se moderada variabilidade da infiltração na superfície do PP, como também dentro do mesmo tipo de textura. O método Beerkan demonstrou ser adaptável para medir, em escala de campo, a infiltração tridimensional na camada de revestimento do pavimento permeável.
Palavras-chave:
Blocos vazados de concreto; Drenagem urbana; Caracterização hidráulica; Método Beerkan