Acessibilidade / Reportar erro

O consumo materno de ácido fólico durante a gestação e seus efeitos a longo prazo no fígado da prole: uma revisão sistemática

Resumo

Objetivos:

descrever os efeitos da suplementação materna com ácido fólico (AF) exclusivamente durante a gestação no fígado da prole em fases tardias da vida. A suplementação com ácido fólico durante a gestação tem sido recomendada pela sociedade médica em todo o mundo. O fígado tem papel central no metabolismo de substâncias e alguns estudos mostraram que o consumo de altas doses de ácido fólico em outros períodos da vida causa dano hepático.

Métodos:

é uma revisão sistemática para a qual foram consultadas as seguintes bases de dados: Pubmed, Lilacs e Scielo. A pesquisa foi realizada pelos descritores: "Folic acid", "Gestation", "Rat", "Offspring" and "Liver". Artigos que avaliaram o consumo de AF durante a gestação e lactação foram excluídos.

Resultados:

a ingestão de AF evita desordens na expressão de receptores ativados por proliferador de peroxissoma (PPARα) e receptores de glicocorticóides (RG), já sua ausência não alterou a atividade enzimática do fígado da prole macho na idade adulta. AF durante a gestação não alterou os níveis de ferro hepático nem a composição lipídica, mas teve efeito antioxidante neste órgão.

Conclusões:

a suplementação com ácido fólico nas doses recomendadas não causou efeitos tóxicos e é muito provável que evite efeitos deletérios no fígado da prole em nível epigenético.

Palavras-chave
Ácido fólico; Gestação; Fígado; Prole; Rato

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br