Open-access Conhecimento de lactantes trabalhadoras sobre as leis de proteção ao aleitamento materno antes e após intervenção educativa: estudo quase experimental

Resumo

Objetivos:  comparar o conhecimento de lactantes trabalhadoras sobre as leis que protegem o aleitamento materno antes e após intervenção educativa.

Métodos:  estudo quase experimental, realizado entre maio e agosto de 2024, em enfermarias de Alojamento Conjunto de um hospital universitário de Minas Gerais, com inclusão de 50 puérperas que exerciam atividade laboral remunerada e intencionavam amamentar. O conhecimento materno foi avaliado por questionário validado aplicado antes e após exibição de vídeo educativo sobre a legislação vigente. Para avaliar o efeito da intervenção educativa, foi aplicado o teste t-pareado, com significância de p≤0,05.

Resultados:  a média de acertos aumentou de 5,02±2,31 no pré-teste para 7,72±0,83 no pós-teste (p<0,001), com índices de acerto superiores a 92% após a intervenção.

Conclusão:  a intervenção educativa, por meio de vídeo sobre as leis que protegem a amamentação foi considerada válida para o grupo estudado, por se tratar de estratégia significativa para o aumento do conhecimento entre as lactantes trabalhadoras, configurando estratégia simples e aplicável em diferentes contextos assistenciais.

Palavras-chave
Aleitamento materno; Mulheres trabalhadoras; Direito ao trabalho; Licença parental; Filme e vídeo educativo; Saúde da criança

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