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Educação remota: desafios de pais ensinantes na pandemia

Resumo

Objetivos:

caracterizar o processo de ensino-aprendizagem das crianças na primeira infância ensinadas por seus pais e/ou cuidadores em educação em modo remoto, em diferentes contextos sociais, durante a pandemia de COVID-19.

Métodos:

realizou-se um estudo de cunho bibliográfico mediante uma pesquisa qualitativa em três bases de dados BVS, Lilacs e Scielo. Utilizaram-se os descritores Crianças, Pandemia, Cuidadores, Educação a distância e Saúde mental. A amostra utilizada foi composta por 35materiais.

Resultados:

observou-se que países que apresentavam problemas no sistema educacional tiveram sua situação agravada, tal como o Brasil. A escola deve tentar amenizar o impacto do confinamento, a partir de recomendações que visam consolidar o que foi aprendido e interromper o ensino de novos conteúdos, eliminando a pressão aos pais e responsáveis que auxiliam os estudantes nesse momento. Sabe-se que há carência no preparo desses cuidadores, pois grande maioria não possui condições materiais e nem tempo disponível, por causa do home office, dificultando o ensino remoto. Os impactos psicológicos desse ensino remoto – estresse, medo, diminuição de rendimento e frustração são perceptíveis, em todos os envolvidos. Destarte, a estratégia de enfrentamento com foco no problema pode evitar o agravamento de sintomas em saúde mental.

Conclusão:

espera-se promover futuras reflexões sobre a temática por parte da Psicologia.

Palavras-chave
Educação domiciliar; Impactos psicológicos; Parentalidade

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