Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à sintomatologia psíquica em diabéticos durante a pandemia da COVID-19

Resumo

Objetivos:

determinar a frequência e os fatores associados aos sinais e sintomas de estresse, ansiedade e depressão grave/extremos em pacientes diabéticos durante a pandemia pela COVID-19.

Métodos:

realizou-se estudo de corte transversal em abril/maio de 2020 que incluiu 162 indivíduos com diabetes mellitus e maiores de 18 anos. Aplicou-se um questionário online divulgado nas mídias sociais, sendo composto por características biológicas, sociodemográ-ficas, clínicas e a Escala de Estresse, Ansiedade e Depressão (DASS-21). Para análise estatística foi aplicado modelo de regressão logística multivariado com nível de significância de 5%.

Resultados:

encontrou-se frequência de 37,7%, 43,3% e 45,1% para qualquer sinal e sintoma de estresse, ansiedade e depressão, respectivamente. Os fatores associados a sinais e sintomas psíquicos graves/extremos foram: não ter religião (estresse, ansiedade e depressão); estar na graduação (estresse e ansiedade);antecedente de ansiedade e/ou depressão (ansiedade e depressão); não realizar ou ter diminuído exercícios físicos, iniciado, aumentado ou mantido medicações para dormir (estresse); história de contato com caso suspeito da COVID-19; ausência ou diminuição de lazer (ansiedade) e sexo feminino, ausência de companheiro, diminuição da renda familiar e do trabalho ou estudo (depressão).

Conclusão:

a frequência de transtornos psíquicos foi maior que a descrita na literatura em pacientes diabéticos, sendo associada a fatores biológicos, sociodemográficos, clínicos e aspectos relacionados à COVID-19 durante a pandemia.

Palavras-chave:
Ansiedade; Novo coronavírus (2019-nCoV); Sintomas depressivos; Diabetes mellitus; Estresse psicológico

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br