Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da sucção não nutritiva de recém-nascidos a termo e sua relação com o desempenho da mamada

Resumo

Objetivos:

investigar o padrão de sucção de recém-nascidos a termo na sucção não-nutritiva e sua relação com o desempenho destes na mamada.

Métodos:

estudo descritivo analítico, realizado de novembro de 2016 a março de 2017, com 50 díades mãe/recém-nascido, mediante avaliação da sucção não-nutritiva e observação direta do desempenho do recém-nascido na mamada. Os dados foram descritos por meio de frequências simples e relativas (percentuais) quando categóricas ou média, máximo, mínimo e desvio padrão quando contínuas, discretas ou ordinais. Para avaliar diferenças de média foi utilizado o teste T de Student com nível de significância de 5%.

Resultados:

houve diferenças significativas entre movimentação da mandíbula do recém-nascido e aspectos da pega (“boca do bebê pouco aberta” p=0,005), sucção (“esforço da bochecha durante a mamada” p<0,001) e posicionamento da díade mãe e recém-nascido (“mamas apoiadas com os dedos na aréola” p=0,041 e bebê com pescoço ou tronco torcidos” p=0,041).

Conclusões:

recém-nascidos que apresentaram alterações na movimentação da mandíbula na Sucção Não Nutritiva (SNN) tiveram também dificuldade na realização da mamada. O conhecimento do padrão de sucção do recém-nascido, através da avaliação da SNN mostrou-se como estratégia importante que pode auxiliar na identificação de possíveis dificuldades do recém-nascido durante a mamada.

Palavras-chave
Saúde Materno-Infantil; Aleitamento Materno; Sistema Estomatognático; Sucção; Mandíbula

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br