Construção e validação de folheto educativo para promoção do aleitamento materno e alimentação complementar do lactente

Nalu de Moraes Ribeiro Ada Yukari Kanashiro Pereira Ciléa Maria dos Santos Ozela Sobre os autores

Resumo

Objetivos:

descrever as etapas de construção e validação de dois folhetos educativos para promoção do aleitamento materno e alimentação complementar do lactente.

Métodos:

foi realizado um estudo observacional descritivo com oito profissionais de saúde e 60 cuidadores de crianças menores de dois anos divididos em dois grupos de 30 (um para cada folheto) em um Ambulatório de Pediatria de um Hospital de Referência Materno-Infantil. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: levantamento bibliográfico, construção dos folhetos, validação pelos especialistas e público-alvo e adequação dos materiais. O método de validação utilizado foi o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo.

Resultados:

foram elaborados dois folhetos de orientação nutricional para lactentes. O Índice de Validade de Conteúdo obtido pelos especialistas validou o folheto sobre aleitamento materno quanto à relevância e o folheto sobre alimentação complementar quanto à relevância e objetivo. Os outros itens receberam validação, após modificações sugeridas. Em relação ao público-alvo, o índice de concordância encontrado do folheto 1 e 2 foi superior a 75%. O Índice de Validade de Conteúdo Global dos materiais foi superior a 0,78.

Conclusões:

os folhetos foram considerados validados quanto à aparência e conteúdo pelos especialistas e representantes do público-alvo, após a adequação dos materiais.

Palavras-chave
Folhetos; Educação nutricional; Aleitamento materno; Alimentação complementar; Estudo de validação

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br