Resumo
Objetivos: compreender a influência da vivência da espiritualidade no processo de transição para a parentalidade nas mulheres.
Métodos: foi realizada uma revisão de escopo segundo os pressupostos do Joanna Briggs Institute. Recorreu-se à plataforma Elton Bryson Stephens Company Host (EBSCOhost) para a pesquisa dos artigos. A expressão de busca foi composta pelos seguintes descritores: (wom* OR puerp* OR mother* OR postpartum) AND (parent* OR matern* OR adjustm* OR transit) AND (Spirit*). O processo de análise, extração e síntese dos dados foi realizado por revisores independentes de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA).
Resultados: a espiritualidade influencia a saúde e a qualidade de vida das mulheres, nos desafios inerentes do processo de transição para a parentalidade. Para esse processo transacional, é importante que os profissionais de saúde implementem intervenções capazes de gerar impacto efetivo na saúde biopsico-social e espiritual das mulheres, na qualidade das suas interações sociais e no vínculo mãe-filho.
Conclusões: a espiritualidade promove uma transição positiva da parentalidade e a vivência de uma parentalidade positiva a curto, médio e longo prazo.
Palavras-chave:
Parentalidade; Transição; Espiritualidade; Mulher; Revisão
Thumbnail
