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Saúde e nutrição em escolas públicas e privadas de Recife

Resumo

Objetivos:

avaliar a implementação de iniciativas e ambientes promotores da alimen-tação saudável e da prática de atividade física em escolas públicas e privadas de Recife.

Métodos:

as escolas selecionadas em Recife (n=39) fazem parte da amostra do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). O grau de implementação foi estimado por meio de entrevistas com o gestor escolar enfatizando os seguintes componentes: participação da comunidade, ambientes saudáveis, parceria com o setor de saúde, monitoramento do estado nutricional e políticas de nutrição. Às variáveis selecionadas foram atribuídos pontos cujo somatório as classificou como implementação satisfatória, implementação insatisfatória e implementação crítica.

Resultados:

a promoção da alimentação saudável e da prática de atividade física foi implementada de forma satisfatória em 13,8% das escolas públicas. No entanto, nenhuma das escolas privadas obteve tal classificação. As escolas públicas, quando comparadas às escolas privadas, apresentaram - se mais estruturadas quanto às políticas e ambientes promotores da alimentação saudável e à participação da comunidade escolar, mas apresentaram maior fragilidade em relação à promoção da prática de atividade física e monitoramento do estado nutricional. Poucas escolas apresentaram implementação satisfatória na parceria com setor saúde.

Conclusões:

escolas públicas e privadas apresentaram barreiras que comprometem a implementação plena de iniciativas e ambientes promotores da alimentação saudável e da prática de atividade física.

Palavras-chave
Promoção da saúde; Alimentação escolar; Atividade física; Adolescentes; Saúde escolar

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