Acessibilidade / Reportar erro

Jovens em tratamento oncológico durante o COVID-19: indicadores da representação social do coronavírus

Resumo

Objetivos:

compreender indicadores da representação social do coronavírus em jovens em tratamento oncológico durante a pandemia do COVID-19.

Métodos:

utilizou-se como apoio teórico-metodológico a teoria das representações sociais na sua abordagem processual em estudo exploratório de natureza qualitativa. Empregou-se a técnica de associação livre de palavras na aplicação de formulários virtuais utilizando diretrizes do método bola de neve. Foram aplicados os termos indutores ‘Coronavírus’, ‘Ir ao hospital’ e ‘Tratamento contra o câncer’. Após esse momento foi solicitado aos participantes uma hierarquização e justificativa das palavras evocadas. A análise dos dados foi pautada na análise de conteúdo e distribuição de frequência dos conteúdos produzidos.

Resultados:

realizou-se articulações sobre os impactos que a conjuntura pandêmica gerou na experiência de tratamento da referida população. Identificou-se um carácter dotado de receio e tensão sobre a elaboração da realidade desses sujeitos no período atual diante da inevitabilidade de um cenário hospitalar facilitador da contaminação e frente a vulnerabilidade imunológica característica de seus tratamentos.

Conclusões:

os participantes construíram diferentes conteúdos de sofrimento psicológico voltados para expressões de medo e insegurança vivenciadas no período da pandemia diante da assistência em cenário hospitalar. Entende-se este estudo como uma contribuição para ações mais efetivas no intuito de adequar o plano de cuidado dessa população, visando futuras intervenções profissionais.

Palavras-chave:
Jovens; Psico-Oncologia; SARS-CoV-2; Psicologia social

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br