Acessibilidade / Reportar erro

Relação do tipo de parto com o perfil epidemiológico da assistência pré-natal e perinatal em um município de Minas Gerais

Resumo

Objetivos:

traçar o perfil da saúde pré-natal e perinatal relacionando-o com as condições sociodemográficas e clínicas, verificando a efetividade das ações de saúde.

Métodos:

pesquisa quantitativa, descritiva e retrospectiva com dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) do município de Patos de Minas no período de 2011-2015.

Resultados:

entre 2011-2014 houve redução na taxa de partos vaginais, com leve aumento em 2015, todavia, as taxas de parto cesáreo foram maiores que o preconizado pelo Ministério da Saúde. Em ambos os tipos de parto, a maioria das gestantes compareceram em sete ou mais consultas pré-natais, entretanto, essa taxa foi significativamente maior para as gestantes que se submeteram à operação cesariana. A idade materna >35 anos também esteve relacionada ao parto cesáreo, entretanto, não houve relação significativa entre o tipo de parto, a duração da gestação, o peso ao nascer e a ocorrência de óbito materno.

Conclusões:

no período analisado ocorreram mais operações cesarianas em relação aos partos vaginais, sem alteração significativa no número de óbitos maternos. Constatou-se associação significativa entre o maior número de consultas pré-natais e idade materna >35 anos em gestantes que fizeram cesarianas. A verificação dessas associações pode auxiliar na reorientação das práticas de saúde da região.

Palavras-chave:
Assistência pré-natal; Assistência perinatal; Parto normal; Cesariana

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br