Resumo
Introdução: a mielinólise pontina central (CMP) é caracterizada pela destruição da bainha de mielina das células oligodendríticas devido a uma elevação rápida da osmolaridade plasmática, com consequente passagem de componentes pela barreira hematoencefálica (prováveis alterações osmóticas abruptas).
Descrição: gestante na sexta semana de idade gestacional, com quadro convulsivo tônico-clônico generalizado prévio nunca investigado, diabetes mellitus tipo I desde a infância e uso de drogas lícitas e ilícitas, foi admitida com diagnóstico de MP após quadro de desregulações glicêmicas, a qual evoluiu com desfecho obstétrico desfavorável, porém, prognóstico neurológico em reabilitação.
Discussão: dentre as várias etiologias de MP, a correção brusca da hiponatremia é considerada como principal causa. A literatura, entretanto, descreve causas como alterações glicêmicas importantes, deficiência nutricional e abuso de substâncias. Este relato vem no escopo dos diagnósticos diferenciais, em um contexto atípico - a gestação - evidenciando uma condição multicausal e corroborando com a importância do conhecimento de tal condição na terapia intensiva e obstétrica para adequado manejo clínico multiprofissional.
Palavras-chave:
Mielinólise central pontina; Diagnóstico diferencial; Concentração osmolar; Gravidez
Thumbnail
A) Radiografia de tórax na admissão: presença de infiltrado difuso, derrame pleural na base do hemitórax esquerdo e achados compatíveis com consolidação no hemitórax direito. B) e C) Angiografia por ressonância magnética do crânio, seção axial, em sequência FLAIR (fluid-attenuated inversion recovery), mostrando: B) achados de hipersinal na região central da ponte, com aspecto de sequela compatível com desmielinização osmótica (seta amarela). C) uma área de hipersinal na substância branca do lobo temporal esquerdo, provavelmente relacionada a uma lesão prévia (seta amarela).