Acessibilidade / Reportar erro

O efeito da amamentação na massa óssea de mulheres na pós-menopausa: revisão sistemática de estudos observacionais

The effect of breastfeeding on the bone mass of post-menopausal women: a systematic review of observational studies

Objetivos:

avaliar o efeito da amamentação na massa óssea de mulheres na pós-menopausa.

Métodos:

trata-se de revisão sistemática de estudos observacionais. A pesquisa da literatura foi realizada nas bases de dados bibliográficos Lilacs, Medline e Scopus, em junho de 2015, sem restrição quanto ao ano de publicação. Para ser incluído nesta revisão, o artigo deveria avaliar o histórico de amamentação e a massa óssea na pós-menopausa, sendo suas referências checadas para busca de novos estudos. Dois revisores, de forma independente, realizaram a extração de dados e a avaliação da suscetibilidade a vieses dos estudos.

Resultados:

foram selecionados 34 estudos, dos quais seis (26,5%) mostraram que a prática de amamentação aumentou significativamente a massa óssea e 15 (44%) encontraram o inverso. Constatou-se grande diversidade entre os estudos quanto à população de estudo, mensuração da exposição e sítios de avaliação da massa óssea, dificultando a comparabilidade entre os resultados.

Conclusões:

a marcante heterogeneidade dos estudos torna inconclusiva a direção da associação entre a amamentação e a massa óssea em mulheres na pós-menopausa, sendo necessários estudos com maior rigor metodológico para avaliar esse problema de grande relevância para as áreas clínica e de saúde pública.

Amamentação; Osso; Densidade óssea; Pós-menopausa


Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br