Open-access Distribuição espacial da mortalidade fetal e sua correlação com indicadores de saúde da mulher e de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, Brasil

Resumo

Objetivos:  analisar a distribuição espacial da mortalidade fetal e sua correlação com indicadores de saúde da mulher e de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, Brasil.

Métodos:  estudo ecológico dos distritos administrativos no período 2014-2021. Desfecho: taxa de óbito fetal; covariáveis: idade materna, cuidado pré-natal inadequado, Índice Paulista de Vulnerabilidade Social, taxas de óbito em mulheres em idade reprodutiva e de natalidade. Análises espaciais exploratórias incluíram taxas de mortalidade fetal brutas e Bayesianas. A autocorrelação espacial foi testada pelo índice de Moran e coeficientes de Geary e a identificação de áreas de risco pelo Índice de Moran Local e pelo diagrama de espalhamento de Moran. Correlações entre indicadores e mortalidade fetal foram obtidas pelo coeficiente de Lee.

Resultados:  foram identificados 39 distritos de baixo risco na região central como clusters de baixobaixo risco e 40 distritos como clusters de alto-alto risco, principalmente na região leste (p<0.05). Identificou-se que maior vulnerabilidade social, mães adolescentes e a mortalidade das mulheres em idade fértil estão correlacionadas com maiores taxas de mortalidade fetal (p<0.05).

Conclusão:  a análise identificou as áreas em que a maior vulnerabilidade social, maiores proporções de mães adolescentes e maiores taxas de mortalidade em mulheres em idade fértil estão correlacionadas com taxas mais elevadas de mortalidade fetal.

Palavras-chave:
Análise espacial; Óbito fetal; Vulnerabilidade social; Correlação de dados

location_on
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro