Open-access Mudanças climáticas e suas implicações para a saúde de trabalhadores e trabalhadoras, produção agrícola e ambiente

Resumo

Objetivo  Refletir sobre as mudanças climáticas (MC) e suas implicações para a saúde de trabalhadores e trabalhadoras (STT), produção agrícola e ambiente no Brasil.

Métodos  O ensaio foi baseado nos aspectos do processo de produção na agricultura convencional e sua relação com o aumento das temperaturas no planeta.

Resultados  A agricultura sustentável foi abordada como uma estratégia capaz de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com possibilidade de manutenção de ganhos econômicos e ambientais. Destacam-se os potenciais perigos das MC para a STT e meio ambiente, tanto no modelo de produção convencional como na agricultura familiar e de subsistência, em que esta última tem sido mais vulnerável, principalmente em razão da capacidade reduzida de resposta aos eventos extremos. Ressalta a importância da adoção de medidas de prevenção e redução de danos como a prática de mitigação e adaptação às MC.

Conclusão  Para o enfrentamento da MC e a redução dos impactos à STT e meio ambiente, será necessário um novo modelo de desenvolvimento com produção e consumo sustentável baseado em experiências de vigilância popular em saúde de base territorial e na agroecologia.

Mudança Climática; Agricultura; Saúde do Trabalhador; Gases de Efeito Estufa; Agricultura Sustentável

location_on
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro