Open-access Perfil dos tutores da ação Mulher Trabalhadora que Amamenta no estado do Paraná: um estudo transversal

Resumo

Introdução  A ação Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA) busca apoiar a continuidade da amamentação no trabalho, tendo o tutor da ação MTA a responsabilidade pela implementação e monitoramento da estratégia.

Objetivo  Analisar o perfil e as percepções de atuação de tutores na ação MTA, no estado do Paraná.

Métodos  Estudo transversal de abordagem quantitativa e qualitativa, realizado com tutores da ação MTA. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado no Google Forms.

Resultados  A amostra foi composta por 19 tutores, sendo 52,5% enfermeiros e 15,7% nutricionistas. Dentre os participantes, 52,6% sentiam-se pouco confiantes para realizar atividades previstas para o tutor da ação MTA. As principais dificuldades mencionadas foram: 1) falta de tempo e sobrecarga de trabalho; 2) falta de experiência; 3) falta de incentivo e articulação do governo e 4) falta de interesse das empresas. As potencialidades apontadas foram: 1) acessibilidade e recursos para o apoio; 2) interesse e reconhecimento pela importância do tema e 3) rede de apoio Institucional.

Conclusão  A pesquisa destaca a importância de fortalecer o apoio aos tutores com educação permanente por meio de encontros periódicos do grupo local da MTA e garantir a articulação entre os níveis estadual e municipal.

Amamentação; Saúde Materno-Infantil; Educação Profissional em Saúde Pública; Mulheres Trabalhadoras; Saúde do Trabalhador

location_on
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro