Accessibility / Report Error

Aspectos da sobrecarga e qualidade de vida de cuidadores de pacientes hospitalizados: uma análise baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)

Burden and quality of life of hospitalized patients’ caregivers: an analysis based on the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF)

Paulo Alberto Tayar Peres Cassia Maria Buchalla Soraia Micaela Silva Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

caracterizar o perfil e a relação entre sobrecarga e qualidade de vida (QV) de cuidadores de pacientes hospitalizados de acordo com o modelo biopsicossocial da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Analisar a correlação entre a sobrecarga do cuidador e o nível de dependência motora e cognitiva do paciente.

Métodos:

estudo transversal com 68 cuidadores de pacientes hospitalizados há 12 ou mais dias. Para avaliação da QV e da sobrecarga dos cuidadores foram utilizados, respectivamente, o Short Form Health Survey (SF-36) e a escala de Zarit (Zarit Burden Interview). Utilizou-se a Medida de Independência Funcional para caracterizar a dependência motora e cognitiva dos pacientes. Os resultados foram relacionados aos conceitos da CIF.

Resultados:

de acordo com os qualificadores da CIF, um comprometimento progressivo na QV dos cuidadores foi observado com o aumento da sobrecarga. Houve correlação negativa, estatisticamente significante e de fraca magnitude, entre a percepção de QV e sobrecarga. Não houve correlação entre a sobrecarga do cuidador e o nível de dependência do paciente.

Conclusão:

o SF-36 é capaz de analisar 13 categorias da CIF, permitindo avaliar o cuidador de forma integral, de acordo com o modelo biopsicossocial, e facilitando o uso da CIF na prática clínica.

Palavaras-chave:
cuidadores; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; qualidade de vida; sobrecarga; pacientes hospitalizados

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br